jump to navigation

Memorial – Parte 3 17/03/2009

Posted by Julio Simões in Memorial.
trackback

Arquivos

Terceira parte do memorial descritivo sobre o livro-reportagem “Cine Marabá – O cinema do coração de São Paulo”

Paralelamente a esta busca por personagens, fiz várias visitas ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde vasculhava os antigos jornais atrás de matérias e propagandas sobre o Marabá. É bem verdade que encontrava muito mais anúncios do que reportagens sobre a sala, uma vez que as publicações focavam mais os filmes do que os espaços aonde eram exibidos. Mesmo assim, os resultados obtidos nas pesquisas foram satisfatórios e serviram para rechear o livro.

Muitas das propagandas encontradas em jornais como O Estado de S. Paulo, Diário de São Paulo, Correio Paulistano e Folha de S. Paulo, por exemplo, foram importantes para reconstituir a história da sala. Em alguns casos, entraram até como imagens do capítulo iconografia. Foi por meio dessa pesquisa nos veículos de comunicação, aliás, que confirmei os projetos de reforma do cinema, algumas das avant-premières realizadas no cinema e os filmes exibidos durante os três primeiros meses de vida da nova sala de exibição. Até mesmo a capa utilizada no livro foi retirada de uma propaganda sobre a inauguração do cinema, em 1945.

Outra fonte documentada consultada ao longo do ano foram os sites. Páginas como o Internet Movie Database (IMDb), maior banco de dados sobre filmes do mundo, e o Vera Cruz Cinema, feito para resgatar a memória da empresa cinematográfica paulista, me ajudaram a confirmar e dissecar informações sobre algumas películas que fizeram parte da história do Marabá – e que, em sua grande maioria, viraram notas de rodapé.

Tal recurso, aliás, foi utilizado para complementar a informação dada no livro sem precisar interromper a narrativa. Com esta opção, pude oferecer uma informação complementar ao leitor que possa vir a se interessar por algo além da história da própria sala, como o nome dos principais atores de um determinado filme ou o seu ano de realização, por exemplo.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: